- 1º Seminário Projeto, Espaço e Cultura – Habitação e Cidade Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1. OBJETIVOS:

O seminário proposto pretende discutir a produção da habitação na cidade contemporânea, notadamente da destinada às classes menos favorecidas, abordando aspectos relacionados às políticas públicas implementadas, planejamento urbano e qualidade das construções desde os anos 2000. Pretende criar solo propício para o debate e aprofundamento de conhecimentos sobre o tema do profissional atuante no mercado, tanto público como privado, e do estudante de arquitetura e urbanismo. Para isso serão oferecidas palestras e mesas redondas com profissionais de destaque nacional na produção teórica e prática relacionada ao tema que pretendem oportunizar uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. Nas mesas redondas também será dada especial atenção às discussões sobre a produção da habitação nas cidades da região: Uberlândia, Uberaba, Araxá, Ituiutaba e Patos de Minas, com a participação de profissionais atuantes nestas localidades, buscando compreender as dinâmicas próprias das cidades de médio porte e de maior destaque na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O evento está sendo preparado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) – em nível Mestrado Acadêmico - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), implantado em 2013.

2. ESTRUTURA DO EVENTO:

MESA REDONDA: A partir de tema principal, o autor convidado apresentará sua impressão em forma de seminário com duração de 30 minutos. A fim de aprofundarmos a discussão o autor também elaborará artigo científico sobre o tema apresentado com no máximo 15 paginas – fonte arial 12, espaçamento simples.

PALESTRAS: A partir de tema principal sugerido, o autor convidado apresentará sua impressão e experiência em forma de palestra com duração de 60 minutos. A fim de aprofundarmos a discussão o autor também elaborará artigo científico sobre o tema apresentado com no máximo 15 paginas – fonte arial 12, espaçamento simples.

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: Projetos de Habitação Social desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFU, UNITRI (ambas em Uberlândia) e da UNIUBE (Uberaba). Também serão sediados novamente a Exposition ARCHIGENIEUR AFRIQUE #7 – Brésil, trata-se de exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação da África para habitação de interesse social em território africano. Curadores: Arq. Prof. Ms. Juliano Cecílio Oliveira, Arq. Profª. Ms. Rita Pereira Saramago, Arq. Profª. Drª. Patrícia Pimenta Azevedo Ribeiro.

PÚBLICO ALVO: O evento é aberto a alunos de cursos de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo, geografia, engenharia civil, bem como as profissionais liberais e funcionários dos municípios. As palestras serão abertas ao publico em geral, independentes de sua inscrição para as demais atividades do evento. Para o minicurso serão oferecidas 60 vagas, com inscrições específicas, dando-se prioridade para os profissionais e alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo.

REGISTRO E PUBLICAÇÃO: Ao final do evento, todas as discussões serão registradas e copiladas em forma de publicação (livro digital com ISBN) a partir dos artigos científicos de cada autor e sua respectiva apresentação (mesas redondas, minicursos e palestras) e de artigos científicos elaborados pelos coordenadores de mesas registrando o debate e temáticas apresentadas, assim como uma visão crítico-analítica do evento. Todos os artigos apresentados deverão ter no máximo 15 páginas e respeitar fonte arial 12, espaçamento simples e recuos gerais de 2,5 cm. Os autores poderão entregar seus artigos até 15/11/2013.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Anexos da Exposição do Evento:

Banner da Exposição do Evento ( Formato CDR)

Banner da Exposição do Evento ( Formato JPG)

Banner da Esposição do Evento ( Formato PDF)

Cartaz do Evento (Formato PDF)

Veja o album de fotos do evento

Data:
De 31/10/2013 até 01/11/2013