Histórico

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em nível de Mestrado Acadêmico, foi aprovado pelo Conselho Superior da UFU, em 27 de maio de 2011, sendo regulamentado pela Resolução nº. 05/2011 do CONSUN, que autoriza a implantação do Programa e de seu Regulamento. Posteriormente a proposta foi submetida ao APCN de 2012 e recebeu parecer favorável do CTC/ES em 142ª reunião realizada em dezembro de 2012.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAU-FAUeD-UFU) teve seu início de atividades acadêmicas no segundo semestre de 2013, ou seja, um semestre depois do início do Quadriênio 2013-2016, considerado para o processo de avaliação dos programas da Área Arquitetura, Urbanismo e Design. Desde então, o programa oferece regularmente o curso de Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo, tendo formado até final de 2018, 4 (quatro) Turmas.

Nestes primeiros anos de funcionamento o PPGAU/FAUeD/UFU tem procurado, com grande esforço de seu grupo de professores, estruturar sua proposta, baseada na interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, com atividades que visam o fortalecimento de sua área de concentração e suas duas linhas de pesquisas.

O programa se insere na região geográfica do Triângulo Mineiro, que delimita a fronteira com os estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul e desde a formulação de sua proposta considera, as peculiaridades regionais no estudo das questões envolvendo as cidades pequenas e médias e ainda as redes de cidades dentro do espaço regional.

Como meta inicial o programa buscou proporcionar por meio de sua estrutura curricular, a ampliação e aprofundamento de conhecimentos dos alunos, visando a construção de um perfil profissional, com habilidade no trato das questões do espaço urbano e regional, de cidades e redes de pequeno e médio porte.

Para tanto, desde sua implantação no 2º semestre de 2013, o PPGAU/FAUeD/UFU, em nível de Mestrado Acadêmico, tem fomentado a pesquisa por entendê-la como importante instrumento no ensino de pós-graduação de alto nível e, com grande esforço, desde o seu primeiro ano, vem promovendo a ampliação e o fortalecimento dos grupos de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, buscando uma integração com a graduação e uma articulação entre a área de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisas e a proposta curricular.

Além da consolidação e expansão da proposta inicial, a interdisciplinaridade também faz parte das metas iniciais do Programa e para isso, contamos com a atuação de professores do Programa de Pós-graduação em Artes, do Instituto de Artes, e do Programa de Pós-graduação em Geografia, do Instituto de Geografia, ambos da UFU, que fazem parte do corpo de professores permanentes do PPGAU.

Quanto à relevância e originalidade acadêmico-científico do Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, o seu alcance social e as perspectivas de desenvolvimento é possível destacar:

1. Uberlândia, hoje, com sua importância de centro distribuidor e de prestação de serviços, estrategicamente situada entre o Sudeste e o Oeste do País, tem atraído um número significativo de profissionais, arquitetos ou não, formados neste e em outros estados, para atuarem em empresas, órgãos públicos e como profissionais liberais, na cidade e regiões circunvizinhas. Aqui se concentram cursos universitários, indústrias e serviços, bem como o atendimento de saúde hospitalar. Convém destacar que a produção cultural da região vem crescendo muito nos últimos anos;

2. A Universidade Federal de Uberlândia é a única que oferece curso de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo gratuito na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Além disso, as Universidades Federais mais próximas, que oferecem cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo são a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte e a Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, situadas a 440 Km, 550 Km e 355 Km de distância, respectivamente. Nesse sentido, o impacto deste Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU beneficia, principalmente, a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mas também abrange todo o Norte do Estado de São Paulo, o Sul de Goiás e o Leste de Mato Grosso, oferecendo a possibilidade de capacitação não só dos perfis profissionais já mencionados, mas também daqueles que já atuam na rede do ensino universitário público e privado desses estados e das demais regiões de Minas Gerais, visto o pequeno número de programas de pós-graduação ofertados e suas localizações no Estado. O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD visa, assim, suprir uma lacuna em Minas Gerais de cursos públicos de mestrado nesta área enfatizando uma abordagem em Teoria, História, Conservação e Projeto de Arquitetura e Urbanismo que venha contribuir para a pesquisa e formação de profissionais qualificados nesta área.

A FAUeD da UFU junto com seu Programa de Pós-Graduação compartilha dos princípios elementares da universidade pública brasileira: universalidade do acesso da população, ensino gratuito de qualidade, excelência na produção do conhecimento voltado para a democratização da sociedade brasileira, contribuindo assim, para a efetivação das artes, da tecnologia e das humanidades, pois a meta cotidiana da Faculdade é o funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão.