Infraestrutura

O PPGAU conta com infraestrutura que possibilita excelentes condições de trabalho aos docentes e discentes, bem como espaço físico, equipamentos e ferramentas para o pleno desenvolvimento das pesquisas no âmbito do programa. Os Laboratórios e Núcleos são descritos a seguir:

1. Laboratórios

  • LAPAUD - Laboratório de Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design: 6 computadores; 2 impressoras (A4 e A3); câmara digital fotográfica; mesa de reunião 12 lugares; mesas e cadeiras; estabilizadores; arquivos; mapoteca e armários de aço; telefone e pontos de internet.
  • LCC - Laboratório de Conforto Ambiental e Conservação de Energia: 4 computadores; impressora; scanner; câmara fotográfica digital; estabilizadores; sistema de renovação de ar; armários e estantes de aço; mesas e cadeiras; pranchetas; instrumentos de medição e simuladores; telefone e pontos de internet.
  • LABTAC - Laboratório de Tecnologia do Ambiente Construído: 4 computadores; impressora; scanner; câmara fotográfica digital; estabilizadores; sistema de renovação de ar; armários e estantes de aço; mesas e cadeiras; pranchetas; instrumentos de medição e simuladores; telefone e pontos de internet. Conta com marcenaria com bancadas de apoio para trabalho; fresadora tridimensional; equipamentos estacionários de marcenaria e serralheria; equipamentos manuais elétricos e ferramentas manuais diversas; equipamentos de proteção individual em uso comum com a Engenharia Civil.
  • LED – Laboratório de Expressão Digital: Espaço com equipamento de refrigeração com: 10 computadores; mesas; plotter; impressoras, scanner; pranchetas médias e grandes; armários; escrivaninhas; telefone e pontos de internet.
  • IN FORMA 3D – Laboratório de Modelagem Baseada em Informação: Espaço com equipamento de refrigeração contendo 10 computadores bancadas e infraestrutura para a montagem de Fab Lab em contratação a partir de concessão em edital FAPEMIG/2018.
  • LAMOP - Laboratório de Modelos e Protótipos: 2 notebooks; bancadas de apoio para trabalho; fresadora tridimensional; equipamentos estacionários de marcenaria e serralheria; equipamentos manuais elétricos e ferramentas manuais diversas; equipamentos de proteção individual e telefone.
  • Laboratório de Fotografia (Laboratório compartilhado com o curso de Artes Visuais): bancadas; tanques; câmara escura; câmeras fotográficas; ampliadores de fotografia; computador; luminárias, flashes, tripés; luminárias; armários.

2. Núcleos de Pesquisa

  • Núcleo de Pesquisa em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo - NUTHAU: 5 computadores; impressoras multifuncionais e jato de tinta; máquinas fotográficas digital; scanner; armários e estante de aço; mesas de trabalho e de reunião; cadeiras; telefone e pontos de internet.
  • Núcleo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura - NUPPA: 5 computadores; 1 impressora A3; 1 impressora A4; 1 scanner; pranchetas pequenas e grandes; armários; mapoteca; câmera digital; cadeiras; telefone e pontos de internet.
  • Núcleo de Estudos Urbanos - NEURB: 5 computadores; impressoras (A4 e A3); scanner; câmara fotográfica digital; pranchetas pequenas e médias; cadeiras; armários; telefone e pontos de internet.
  • Núcleo de Pesquisa em Design: 2 computadores; impressora; mesa de reunião; mesas e cadeiras; estante; armários; telefone e pontos de internet.
  • Núcleo de Pesquisa em Linguagem - NUPLI: 3 computadores com CPU: 2XQUAD core q 8200, GPU: 1024 de memória e 4 gigabytes de RAM. 3 Macbook Core 2 Duo; impressora jato de tinta; 3 controlador com acelerômetro e câmera (utilizado no rastreamento infravermelho de movimentos): vai localizar o input na superfície da lousa; 4 projetores XVGA de 2200 lumens; 1 sincronizador de até 3 projetores de vídeo; 2 câmeras digitais de vídeo mini-DV + cabo Firewire de 2 metros; 1 mesa de som de 6 canais;1 mesa controladora MIDI com nobs e sliders mecanizados; 1 Multifuncional Jato de Tinta; 3 câmeras digitais 10.2 MP com lente objetiva intercambiável 18-55mm VR e LCD 2.5"; 1 aparelho de TV LCD; 1 DVD player portátil; armários, mesas, cadeiras; ponto de internet e telefone.
  • Núcleo de Design para Sustentabilidade: 2 computadores; impressora; mesa de reunião; mesas e cadeiras; estante; armários; telefone e pontos de internet.
  • Sala de Memória e Referência: 2 computadores; estantes; mesas; armários; mapoteca; cadeiras; telefone e pontos de internet; acervos de revistas e trabalhos finais de graduação.

3. Recursos de Informática
Em números globais, a Universidade Federal de Uberlândia possui infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) com mais de  16.000 computadores incluindo desktops, notebooks, e tablets, 4000 impressoras de pequeno porte, impressoras de médio porte através de contrato de serviço de outsourcing,  plotters, leitoras de caracteres magnéticos, leitoras/gravadoras de CD e DVD, leitoras ópticas, scanners, mesas digitalizadoras, e outros acessórios distribuídos em Orgãos Administrativos e Órgãos Acadêmicos com a finalidade de atender as suas necessidades.

A UFU conta hoje com mais de 30.000 pontos de acesso na Rede Cabeada, dentre os quais 600 pontos de acesso para Rede WiFi UFU (wireless), que contam diariamente com 25.000 acessos de usuários. Os Serviços Acadêmicos e Administrativos são mantidos por 150 Máquinas Virtuais, instalados em 02 Salas Técnicas tipo Data-Centers e 02 Storages com capacidade de armazenamento de dados de 200 terabytes cada. Dentre os diferentes serviços, destacam-se: Correio Eletrônico, Serviços de DHCP, LDAP, DRUPAL, Aplicação SIE, Banco de Dados DB2, Firewall, Estatística, Sistema de Arquivos, Serviço de Domínio e Serviço Web. Muitos destes serviços são também mantidos em algumas Unidades Acadêmicas com os seus próprios recursos computacionais e humanos.

Além de Sistemas Acadêmicos e Administrativos, a UFU dispõe de grande conjunto de Serviços da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) tais como: Conferência Web; Comunicadade Acadêmica Federada (CAFe); EDUROAM; Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu); FileSender@RNP; Transmissão de Sinal de TV; Transmissão de Video ao Vivo; Videoaula@RNP e Video sob Demanda. Os Serviços RNP são resultados de processos de Inovação e Prospecção, tendo como principal objetivo promover a comunicação, a colaboração a distância e a disseminação de conhecimento.

4. Biblioteca
O acervo da Biblioteca é composto por livros, teses, obras de referência, periódicos (revistas e jornais), bases de dados, além de coleções especiais (discos em vinil, fitas cassete, CDs, vídeos VHS e DVDs, peças teatrais, cartazes, catálogos de exposições, bienais e artistas, normas técnicas, partituras). Este acervo é processado obedecendo a padrões internacionais de qualidade, tais como: Código de Catalogação Anglo Americano - AACR2, 2ª edição revisada 2002; tabela de Classificação Decimal Universal – CDU; Formato Marc 21 (padronização para representação descritiva automatizada de documentos) e cabeçalho de autoridades, nomes e assuntos controlados pela Rede Bibliodata da Fundação Getúlio Vargas, Biblioteca Nacional e Library of Congress (LC). A formação e o desenvolvimento do acervo têm sido efetuados por meio de políticas traçadas entre o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (SISBI-UFU) e representantes de todos os cursos desta universidade que visam o crescimento planificado, qualitativo e quantitativo, atendendo as exigências do MEC.

O acervo apresentado corresponde somente aos títulos que tem vinculo direto com área de Arquitetura e Urbanismo:

  • Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo: total de títulos: 3.708, total de exemplares: 7.378; Arquitetura - Engenharia Civil: total de títulos: 695, total de exemplares: 2.026;
  • Arquitetura  e Geografia: total de títulos: 615, total de exemplares: 1.450;
  • Arquitetura e Filosofia (área de Estética): total de títulos: 101, total de exemplares: 180; Arquitetura – Sociologia (sociologia urbana): total de títulos: 83, total de exemplares: 210; Arquitetura - Economia: total de títulos: 20, total de exemplares: 39;
  • Arquitetura e Metodologia científica: total de títulos: 377, total de exemplares: 1.828.

TOTAL GERAL DE TÍTULOS: 5.599;
TOTAL GERAL DE EXEMPLARES: 13.112;
Periódicos de Arquitetura e Urbanismo: 135 títulos.

5. Espaço físico:

  • SECRETARIAS ADMINISTRATIVAS: o Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD conta com uma sala de (18m²) para secretaria e uma sala de (18m²) para a coordenação no Bloco 1I da FAUeD-UFU no Campus Santa Mônica.
  • SALA DE REUNIÕES: uma sala de reuniões (54.00 m2), que também se destina a outras atividades compartilhadas no Bloco 1I da FAUeD-UFU.
  • SALA PARA DOCENTES: oito gabinetes destinados aos professores, para atividades de trabalho e atendimento aos alunos, com 17.00m2 cada / para dois professores, destinados aos docentes que atuarão no mestrado no Bloco 1I da FAUeD-UFU.
  • SALA COLETIVA de professores de, aproximadamente, 74,35 m² de área, instalada também no Bloco 1I.
  • SALAS DE CONVIVÊNCIA PARA DISCENTES (sala de alunos): sala de estudos para alunos da pós-graduação, equipada com computadores (36,00m2) no Bloco 1I, da FAUeD - UFU.
  • LABORATÓRIOS de COMPUTAÇÃO GRÁFICA, com equipamentos que poderá ser utilizado como apoio para elaboração e desenvolvimento de trabalhos práticos e teóricos e espaço destinado à galeria/exposição de trabalhos discentes com área de 27.00m2.
  • SALA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE: três (03) salas de Defesa de Dissertação e uma sala de Vídeo Conferência compartilhadas com os cursos das áreas de Ciências Humanas (Artes Visuais, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, Teatro, e Música) e Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Economia, Direito e Administração) ambas equipadas, no piso térreo do Bloco 5M do Campus Santa Mônica.
  • SALAS DE AULAS: a UFU conta com blocos exclusivos de salas de aulas onde serão disponibilizadas pelo setor de Espaço Físico salas para as aulas do Mestrado.
  • MUNA - Museu Universitário de Arte: O Programa de Mestrado da FAUeD contará também com a unidade especial de ensino, pesquisa e extensão - Museu Universitário de Arte vinculado ao Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
  • CDHIS – Centro de Documentação e Pesquisa em História: O Centro de Documentação e Pesquisa em História é um órgão complementar do Instituto de História. Tem como fim selecionar, organizar, arquivar e preservar a documentação e o acervo relativo à memória do município de Uberlândia e da região que se encontra sob sua responsabilidade, além de desenvolver e apoiar atividades de ensino e pesquisa promovendo o intercâmbio entre a Universidade e a Comunidade.