Ana Paula Borghi de Avelar

Ingresso (Ano / Período): 2015 /
Conclusão (Ano / Período): 2017 / 2º Semestre
Orientador:

Ana Paula Borghi de Avelar é licenciada em Design de Interiores, grau obtido em 2011 pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, mas antes, realizou os 3 primeiros anos na Universidade Federal de Uberlândia no curso Design de Interiores (teve um mudança repentina de cidade e por isso a conclusão do curso em outra instituição). Seu trabalho de conclusão de curso foi o desenvolvimento de um mobiliário sustentável - mesa Fliege. Sempre teve muito interesse pela História da Arquitetura o que a levou a realizar seu Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, concluído em 2017 pela Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (UFU/FAUeD). Pela área de Concentração: Projeto, Espaço e Cultura, com o título A Arquitetura Moderna Religiosa Brasileira: nas Revistas Acrópole e Habitat entre os anos de 1950 a 1971, fazendo parte da linha de pesquisa Arquitetura e Cidade: teoria, história e conservação. Tendo por objetivo desenvolver uma pesquisa relacionada à história da arquitetura, focando na história e historiografia da arquitetura moderna e na religião. Ambos os graus foram obtidos no Brasil. Hoje é estudante de PHD na Universidade de Lisboa pela Faculdade de Arquitetura inscrita área de Especialidade: Teoria e História, procurando dar continuidade na sua pesquisa iniciada no mestrado. Agora focando na história da arquitetura religiosa moderna entre o Brasil e Portugal dada a grande importância histórica que relaciona estes dois países irmãos (e a arquitetura é um ponto forte nesta relação, pois é ela que conta a história daquele lugar). Também quando acadêmica de licenciatura da FAUeD, obteve o 1º lugar no concurso Circuito Culturarte da Universidade Federal de Uberlândia em 2010 referente a um Mobiliário Multifuncional desenvolvido para moradias universitárias onde o móvel deveria servir para dormir, comer, estudar e guardar. Tem experiência profissional como designer de interiores desde 2011, com desenvolvimento de projetos de autoria própria e em parcerias, um de seus projetos foi realizado na cidade de Mechelen na Bélgica. Atua na área de Humanidades com ênfase em Arquitetura e Design. No seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: história da arquitetura; movimento moderno; arquitetura religiosa moderna do Brasil e Portugal; revistas de arquitetura. Suas áreas de interesse são: História da Arquitetura, Movimento Moderno, Arquitetura Moderna, História do Design, Interiores e Projetos.