A experimentação física no ensino da Tecnologia da Construção nas escolas de Arquitetura do Brasil e América Latina - Em andamento

por Portal PPGAU Faued
Publicado: 22/04/2021 - 16:17
Última modificação: 24/04/2021 - 17:22

[PROJETO EM ANDAMENTO]

Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção da materialidade e seu papel como recurso pedagógico e dará continuidade a tese de doutorado intitulada “Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: Realidade ou Utopia”, desenvolvida entre 2013 e 2017, cujo principal objetivo foi compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva implantados nas escolas públicas de arquitetura de acordo com as particularidades advindas dos diferentes contextos do país, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que estas práticas sejam implantadas no contexto acadêmico. O presente trabalho ampliará os estudos já realizados para as escolas da América Latina, estabelecendo paralelos entre o contexto brasileiro e latino-americano em relação às particularidades de ordem cultural e política educacional. A relevância desta pesquisa dá-se sob ordens de contribuição tanto teórica quanto prática. Concorre inicialmente, como forma de aumentar os estudos sobre a importância da adoção de processos experimentais por meio de modelos e protótipos no contexto acadêmico, dada a escassez de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto, principalmente no que se refere à adoção destas ferramentas para o estudo sobre questões que envolvam a materialidade do projeto. No campo prático, a ampliação da pesquisa inicialmente realizada sobre o cenário acadêmico nacional para o contexto acadêmico latino-americano possibilitará averiguar os principais gargalos que levam à discrepância observada entre o contexto nacional e internacional, criando subsídios para a elaboração de diretrizes de ordem didática, econômica, cultural e política que promovam implantações com respaldo técnico necessário e potencializem as práticas já existentes. 

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