Proposta Curricular

Estrutura Curricular

Na constituição de sua proposta curricular o Programa experimenta uma articulação de suas linhas de pesquisa em torno de uma única área de concentração, “Projeto, Espaço e Cultura”. Este eixo norteador não apenas direciona as linhas de pesquisa como é formado pela vocação das atividades de pesquisa e pelo conjunto do corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD). Desta forma a proposta do Programa é capaz de contemplar, fomentar e expandir o trabalho proposto pela FAUeD atendendo à população de uma grande extensão territorial entre São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, fornecendo, estudo de arquitetura e urbanismo em nível superior e considerando as peculiaridades regionais do Triângulo Mineiro Alto Paranaíba.

A grade curricular foi estruturada na distribuição de créditos entre conteúdos obrigatórios e optativos, capazes de garantir a formação básica proposta pela área de concentração e oferecer complementos significativos das linhas de pesquisa que se integram às áreas de pesquisas.

A linha de pesquisa 1 - “Arquitetura e cidade: teoria, história e conservação” - abrange pesquisas ligadas à teoria, história e conservação da arquitetura e da cidade, enfocando: história e historiografia da arquitetura e arte moderna e contemporânea, teoria e prática da conservação e do patrimônio cultural, formação da cidade moderna e contemporânea. Esta linha é composta por uma disciplina obrigatória, “ Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo” (4 créditos) e um elenco de disciplinas optativas.

A linha de pesquisa 2 - “Produção do espaço: processos urbanos, projeto e tecnologia” - abrange pesquisas ligadas ao projeto de arquitetura, ao projeto de urbanismo, análise e avaliação de espaços urbanos e processos tecnológicos. Esta linha é composta por uma disciplina obrigatória, “Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo” (4 créditos) e um elenco de disciplinas optativas.

A estrutura curricular do Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Projeto, Espaço e Cultura é formada pelos seguintes componentes que serão detalhados a seguir:

a) disciplina obrigatória;
b) disciplinas eletivas;
c) atividades de orientação;
d) atividade programada e
e) atividades acadêmicas.

Disciplina obrigatória 
O aluno deverá cursar uma disciplina obrigatória perfazendo 4 créditos. Uma disciplina, a todos os alunos, contemplando as especificidades da metodologia de pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo - “Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo” (4 créditos).  A disciplina obrigatória será oferecida no 1º semestre do curso.

Disciplinas eletivas (optativas)
O aluno deverá cumprir 16 créditos em disciplinas optativas/eletivas. Do total de créditos atribuídos a esse componente, até 4 poderão ser cumpridos em atividade programada, que correspondem à publicação de artigos científicos ou tarefas e estudos especiais. Das disciplinas eletivas uma deverá ser cursada obrigatoriamente na linha de pesquisa do aluno e as demais, definidas conjuntamente com o professor-orientador, poderão ser cursadas na outra linha ou em outros cursos de mestrado. Neste último caso, a equivalência deverá ser feita pelo Colegiado do Programa, de acordo com as Resoluções do mesmo e demais normas vigentes.

Linha de Pesquisa 1

Urbanização, produção da cidade e redes (04)
Conservação do Patrimônio Cultural: questões contemporâneas (04)
Historiografia e crítica da Arquitetura moderna (04)
Características e especificidades na arquitetura brasileira pós Brasília (04)
Arquitetura e Arte Contemporânea: fronteiras e Convergências (04)
A cidade contemporânea: estudos críticos de intervenções urbanas (04)
Arte, arquitetura e o projeto da cidade (04)

Linha de Pesquisa 2

Pesquisa tecnológica em projetos experimentais (04)
Desempenho do ambiente construído (04)
Projetos Urbanos: discussões teóricas e metodológicas (04)
Morfologia Urbana e Desenho da Cidade (04)
O Comercio e a estruturação do espaço urbano e regional (04)
Planejamento e projeto do espaço construído (04)
Design, inovação social e sustentabilidade (04)
Métodos Avançados em Design Computacional (04)

Atividade de Orientação
A atividade de orientação corresponde às disciplinas de orientação da estrutura curricular do PPGAU que permitem uma interação do aluno com sua área de pesquisa e correspondem às atividades de trabalho orientado pelo professor orientador, pesquisa, elaboração de memorial de qualificação, elaboração e defesa da dissertação. Serão atribuídos 04 créditos em cada um dos dois primeiros semestres e 6 créditos no terceiro e no quarto semestre totalizando 20 créditos. Para cumprimento dos créditos o aluno deverá se matricular nas disciplinas “Atividades de Orientação” 1, 2, 3 e 4 - a ser cursada sequencialmente, uma a cada semestre. Por sua peculiaridade, as disciplinas terão um documento próprio para registro das atividades de orientação.

Atividade Programada
A atividade programada, a ser desenvolvida em concordância com o professor-orientador, deverá ser realizada no segundo semestre do curso e ser, obrigatoriamente, em formato de um artigo científico, correspondendo a oito (08) créditos. A conclusão da Atividade Programada é um dos requisitos para a realização do Exame de Qualificação.

Atividades Acadêmicas
As Atividades Acadêmicas objetivam propiciar ao pós-graduando a oportunidade de aperfeiçoar e aprimorar determinados conhecimentos, num total de 8 (oito) créditos. As Atividades Acadêmicas, devem ser definidas em concordância com o seu professor-orientador e podem compreender pesquisas de campo; participação e organização de seminários, congressos, encontros, simpósios, colóquios etc; publicação de artigos em anais de eventos científicos e em periódicos; cursos e estágio de docência. As horas das atividades deverão ser convertidas em créditos, a partir de um quadro de sugestões para pontuação, aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Estágio Docente
O Estágio de Docência junto ao curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo é obrigatório para todos os bolsistas Capes e FAPEMIG. Para os alunos não bolsistas que realizarem o Estágio de Docência será atribuído 04 créditos referente a esta atividade, devendo ser contabilizados no item "Atividades Acadêmicas".

Exame de Qualificação
Para o exame de qualificação a ser feito até o final de dezesseis (16) meses do curso, o aluno terá que ter cumprido os créditos referentes às disciplinas obrigatórias e optativas/eletivas além da atividade programada, que cumprem um total de 28 créditos.

Defesa da Dissertação
Para a defesa da dissertação, além de ter sido aprovado no Exame de Qualificação, o aluno deverá ter cumprido todos os créditos previstos na estrutura curricular totalizando 56 créditos.

Integralização Curricular

Total de créditos para a titulação:

Disciplina Obrigatória: 4 créditos
Disciplinas Eletivas (Optativas): 16 créditos
Atividade Programada: 8 créditos
Atividades de Orientação: 20 créditos
Atividades Acadêmicas: 8 créditos
Total: 56 créditos
Vagas por seleção: 20 (vinte)
Periodicidade da seleção: anual

Prazos de duração do curso
Mestrado Acadêmico - o Curso terá a duração mínima de dezoito (18) meses e máxima de 24 meses, prorrogada por mais 6 meses a critério do colegiado do curso de pós-graduação.