Serviço

Exame de Qualificação

por Portal PPGAU Faued
Publicado: 10/12/2020 - 18:04
Última modificação: 05/03/2024 - 12:30
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Documentos
Definições: 
  1. Todo aluno deverá submeter-se a exame de qualificação após obter 28 (vinte e oito) créditos em componentes curriculares, de acordo com as normas específicas definidas pelo Colegiado do Programa.

            I – vinte (20) créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas;

            II – oito (08) créditos em atividades programadas;

  •  Em caso de reprovação, o aluno poderá ser submetido a um novo exame.
  • Se for reprovado pela segunda vez ou se não cumprir as condições e prazo regulamentares previstos neste Regulamento e nas Resoluções e normas gerais da pós-graduação, o aluno será automaticamente desligado.

OBS: A defesa do Memorial de Qualificação deverá ocorrer no máximo até sessenta (60) dias após a entrega do relatório;

        2.  Para solicitar  o Exame de Qualificação o  certificado de proficiência em língua estrangeira deverá estar registrado no histórico escolar - http://www.ppgau.faued.ufu.br/servicos/exame-de-proficiencia-em-lingua-estrangeira-0

        3.  A Banca examinadora de qualificação será composta pelo orientador (e co-orientador, quando houver) e mais dois membros, sendo um interno da UFU, e pelo menos um deles externo a UFU, e dois suplentes, todos com titulação de doutor;

       4. A sessão de Qualificação poderá ser pública ou fechada, por opção do orientador juntamente com o mestrando indicada no formulário de solicitação de marcação;

Requisitos: 

O Memorial de Qualificação deve possuir, no mínimo trinta (30) páginas. A estrutura proposta do texto deve se organizar principalmente em dois volumes à saber:

a. PARTE 1 – VERSÃO PRELIMINAR DA DISSERTAÇÃO.

Deve conter informações sobre:

I – Título, resumo e abstract;

II – Introdução com a relação pretendida entre as partes e os capítulos/estrutura propostos;

III – Justificativa e objetivos;

V – Procedimentos metodológicos e resumo dos conteúdos dos capítulos com indicação da bibliografia;

VI – Desenvolvimento de pelo menos um capítulo completo;

VII – Cronograma das atividades planejadas para conclusão do mestrado;

VIII – Referências bibliográficas.

b. PARTE 2 – PERCURSO E DESEMPENHO ACADÊMICO DO CANDIDATO.

Deve conter informações sobre:

I– As disciplinas cursadas, o conceito obtido, o rebatimento sobre a pesquisa;

II – Estágios, monitorias, participação em eventos e sua importância no percurso acadêmico do candidato;

III – Publicação de textos durante a pós-graduação;

IV – Descrição e detalhamento da Atividade Programada (tarefas e estudos especiais referentes à dissertação) e sua correspondente publicação de artigo científico comprovada.

  • O memorial de qualificação deve possuir:

I – Folha de rosto com as seguintes informações: nome do candidato, título do trabalho, nível (mestrado), linha, nome do orientador, data;

II – Sumário com os números das páginas correspondentes aos itens que compõem o memorial;

III – Material correspondente aos itens que compõem o memorial, em folhas numeradas em ordem sequencial.

Orientações: 

1. Solicitar o Cadastro na Plataforma SEI para assinatura da ata -  Cadastro Usuário Sei

2. Enviar pelo portal do aluno:

  • Formulário de solicitação da banca de Qualificação;

OBS: Somente esse documento é enviado pelo portal do aluno.

3. Cria um Drive - que deve ser administrado pelo discente:

  • Inserir o Memorial de Qualificação;

 4. Enviar pelo e-mail da Coordenação (pdfs individualizados):

  • Formulário de entrega do Memorial de Qualificação;
  • Formulário convidado externo;
  • Cópia do Currículo Lattes atualizado;
  • Relatório completo das atividades programadas desenvolvidas (obrigatória);
  • O artigo para dispensa de disciplina optativa (quando for o caso);

OBS: O Colegiado enviará comunicado informando as datas do envio dos documentos.

DILAÇÃO DE PRAZO

A dilação de prazo da entrega do Memorial de Qualificação poderá ser solicitada, apenas em casos excepcionais, ao colegiado do PPGAU por meio de justificativa devidamente assinadas pelo discente e orientador.

O deferimento ou não da solicitação e a definição do prazo de dilação, quando couber, caberá ao COLPPGAU

O discente deve solicitar a dilação no prazo da entrega do formulário de solicitação de Qualificação.

Orientações: 

1. Preenchimento do Formulário de Dilação de Prazo em anexo, além de estar devidamente assinado pelas partes interessadas;
2. Anexar ao Requerimento documentos que comprovem e/ou justifiquem o pedido de dilação, como, por exemplo, laudos e atestados médicos, de trabalho e qualquer outro documento que possua valor legal;
3. Anexar novo cronograma de atividades;

OBS: A documentação da dilação de prazo deve ser enviada no e-mail do PPGAU (pdf único)

Setor Responsável: