Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

PPGAU
por Portal PPGAU Faued
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 23/03/2021 - 13:55

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, em nível de Mestrado Acadêmico, se destaca por relevância e originalidade acadêmico-científico, o seu alcance social e as perspectivas de desenvolvimento. Nesse contexto é possível destacar que Uberlândia, hoje, com sua importância de centro distribuidor e de prestação de serviços, estrategicamente situada entre o Sudeste e o Oeste do País, tem atraído um número significativo de profissionais, arquitetos ou não, formados neste e em outros estados, para atuarem em empresas, órgãos públicos e como profissionais liberais, na cidade e regiões circunvizinhas. Aqui se concentram cursos universitários, indústrias e serviços, bem como o atendimento de saúde hospitalar. Convém destacar que a produção cultural da região vem crescendo muito nos últimos anos.

Além disso, a Universidade Federal de Uberlândia é a única que oferece curso de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo gratuito na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. As Universidades Federais mais próximas, que oferecem cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo são a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte e a Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, situadas a 440 Km, 550 Km e 355 Km de distância, respectivamente. Nesse sentido, o impacto deste Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU beneficia, principalmente, a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mas também abrange todo o Norte do Estado de São Paulo, o Sul de Goiás e o Leste de Mato Grosso, oferecendo a possibilidade de capacitação não só dos perfis profissionais já mencionados, mas também daqueles que já atuam na rede do ensino universitário público e privado desses estados e das demais regiões de Minas Gerais, visto o pequeno número de programas de pós-graduação ofertados e suas localizações no Estado.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD visa, assim, suprir uma lacuna em Minas Gerais de cursos públicos de mestrado nesta área enfatizando uma abordagem em Teoria, História, Conservação e Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Design que venha contribuir para a pesquisa e formação de profissionais qualificados nesta área.

Histórico

Desde sua implantação no 2º semestre de 2013, o PPGAU/FAUeD/UFU, tem experimentado uma ampliação crescente na solidez das pesquisas o fortalecimento dos grupos de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design e também de parcerias nacionais e internacionais em curso. As ações também têm impactado positivamente os cursos de graduação da faculdade que desde o início do Programa são tratados de maneira integrada e articulados com a área de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisas e a proposta curricular. Diversas experiências exitosas têm sido desenvolvidas nesses 7 anos contemplando a integração pós-graduação/graduação, bem como tem sido alimentada por experiências inovadoras de formação – em especial por meio das pesquisas/ação.

Além da consolidação e expansão da proposta inicial, a interdisciplinaridade também faz parte das metas do Programa e para isso, contamos com a atuação de professores do Programa de Pós-graduação em Artes, do Instituto de Artes, e do Programa de Pós-graduação em Geografia, do Instituto de Geografia, ambos da UFU, que fazem parte do corpo de professores permanentes do PPGAU. Além disso, amadurecimento de parcerias internacionais são evidentes e já produzem frutos como no caso da colaboração de pesquisa com a Universidade de Sheffield, da Universidade Michoacana do México, Universidade de Lisboa e da Universidade de Zaragoza cujos resultados já podem ser vistos na forma de publicações conjuntas e relatórios de pesquisa.

Apoio institucional

A FAUeD da UFU junto com seu Programa de Pós-Graduação compartilha dos princípios elementares da universidade pública brasileira: universalidade do acesso da população, ensino gratuito de qualidade, excelência na produção do conhecimento voltado para a democratização da sociedade brasileira, contribuindo assim, para a efetivação das artes, da tecnologia e das humanidades, pois a meta cotidiana da Faculdade é o funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alinhado a esses princípios, o PPGAU conta com forte apoio institucional no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia. Em ambas esferas, na maior, por meio do Plano de Desenvolvimento e Expansão da UFU (PIDE) ou na menor, com o Plano de Desenvolvimento (PDE) da Unidade Acadêmica – FAUeD constam como metas a abertura do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, inicialmente com o curso de mestrado, mas já apontando o desenvolvimento da Programa até a abertura do curso de doutorado.

A FAUeD e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação têm apoiado consistentemente o Programa com, entre outros itens, a alocação de pessoal administrativo dedicado ao PPGAU, o equipamento de todas as salas de docentes, a alocação de recursos extra-PROAP para a realização do seminário anual de pesquisa, realização das bancas, disponibilidade de salas de videoconferência, concessão de diárias e taxas de inscrição para a participação dos docentes em eventos científicos internacionais e recursos para a execução do Programa Pró-acompanhamento por meio do qual o PPGAU passou a contar com uma consultora externa para auxiliar no processo de Auto Avaliação e implantação de ações de melhoria. O apoio institucional também se mostra importante na disponibilidade ao PPGAU de uma rede de laboratórios multiusuários no âmbito da UFU ampliando sobremaneira a infraestrutura de pesquisa disponível ao Programa.

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 09:00 às 11:00 / 14:00 às 17:00
Endereço do Programa
Av João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-144
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 1I - Sala 234