Pós-Doutorado

por Portal PPGAU Faued
Publicado: 22/01/2018 - 14:55
Última modificação: 30/03/2021 - 15:58

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo contou com uma bolsa PNPD/CAPES pelo período de 2015-2019. Atualmente não há previsão de concessão de bolsa PNPD/CAPES para o Programa.

O PNPD/CAPES (Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES) é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-graduação (PPG) Stricto sensu acadêmico recomentado pela CAPES. Cujo objetivo é: a) promover a realização de estudos de alto nível; b) reforçar os grupos de pesquisas nacionais; c) renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa; d) promover a inserção de pesquisadores brasileiro e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recurso de custeio anual. Esta verba destina-se a subsidiar atividades de pesquisa do bolsista, tais como sua participação em eventos como congressos, encontros, simpósios, O repasse dos recursos de custeio e as normas para utilização o programa de fomento ao qual o PPG está vinculado (no caso do PPGAU-PROAP).

REQUISITO DO CANDIDATO À BOLSISTA

Exige-se do candidato a bolsista:

I - Possuir título superior de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em curso avaliado pela CAPES e reconhecido pelo CNE/MEX, Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II - Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do SNPQ ou, se estrangeiro currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prémios de mérito acadêmico, anexo do regulamento do PNPD;

III - não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

IV- o candidato pode se inscrever em uma das modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

 

DO BOLSITA EXIGE-SE:

I - Elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-graduação e encaminhar Relatório final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

II - dedicar-se às atividades do projeto;

III - restituir à CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, ou força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A Avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

Atenção: Nenhum bolsista PNPD/CAPES pode desenvolver atividades profissionais concomitantes à bolsa, sob pena de lhe ser imputada a obrigação de restituir à CAPES os valores recebidos acrescidos de multa e juros.

CAPES/PNPD

Regulamento do Programa de Nacional de Pós-doutorado (PNPD)