Impacto na Sociedade

Publicado: 28/05/2021 - 09:49
Última modificação: 28/05/2021 - 10:05

Docente(s): Simone Barbosa VillaFernando Garrefa

Pesquisadores e colaboradores envolvidos: Profº. Drº Fionn Stevenson– Sheffield School of Architecture – The University of Sheffield, Prof. Drº Samuel do Carmo Lima– IG/UFU, Prof. Drº Paulo Cezar Mendes– IG/UFU

Projeto de pesquisa vinculado: Co-producing healthy communities: backyard retrofit to prevent arboviruses epidemics in Brazilian social housing developments

Linha de pesquisa: [Linha de Pesquisa 2] Produção do espaço: processos urbanos projeto e tecnologia

Instituições envolvidas: PPGAU/FAUeD/UFU; Instituto de Geografia / UFU; ONG Estação Vida, Uberlândia-MG, Brasil; University of Sheffield – School of Architecture (TuOs – SSOa), UK

Financiamento: QR GCRF – Global Challenges Research Fund – Sustainable partnership awards (Round 3) via The University of Sheffield, UK; CNPq/PIBIC

Descrição resumida da atividade: Dengue, Zyka e Chikungunya são arbovírus perigosos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2019, segundo o Ministério da Saúde, 1,4 milhão de pessoas foram infectadas, causando 414 mortes. Estudos mostram que a proliferação do mosquito está correlacionada com o acúmulo de resíduos e outros elementos de retenção de água em quintais particulares. A maioria dos casos ocorre em conjuntos habitacionais sociais, especialmente do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) com 4,4 milhões de casas – o maior Programa Federal de Habitação Social do Brasil. Em Uberlândia, esses casos representam 78% das 38 mil pessoas infectadas em 2019. Uma parceria internacional entre dois grupos de pesquisa pretende enfrentar esse problema desenvolvendo métodos de avaliação pós-ocupação (POE) e de coprodução. Pretende desenvolver metodologia e ferramentas para coproduzir a reforma ou rearranjo de quintais em empreendimento de habitação social em Uberlândia como forma de diminuir sistematicamente e de maneira duradoura a epidemia de arboviroses nesses locais. Ao mesmo tempo, o conjunto de ferramentas “Retrofit para Saúde” poderá proporcionar aos moradores, quintais renovados que também podem ajudar a melhorar as instalações de armazenamento e criar empregos locais por meio de processos de fabricação dos conjuntos de ferramentas.

Números de impacto: Aproximadamente 500 moradores impactados

Expectativa de impacto: O projeto também visa contribuir na formulação de políticas públicas mais eficazes e em termos de orientações de projeto para a concepção de habitações sociais saudáveis. A partir da experiência deste projeto a equipe espera poder ampliar o escopo da pesquisa, envolvendo situações maiores e diferentes para evitar epidemias de arbovírus que geralmente atingem principalmente empreendimentos habitacionais sociais em todas as 8 diferentes zonas climáticas do Brasil. Em projetos futuros, a equipe também pretende abordar outras questões relacionadas aos Objetivos SDG (Sustainable Development Goals) da ONU, bem como os do GCRF a saber: a) Saúde e bem-estar e b) cidades e comunidades sustentáveis, ambos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Índices de impacto: Artigo Premiado no XVI ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2016, São Paulo. Título do artigo: Inovação tecnológica na avaliação pós-ocupação: ferramentas digitais e interativas. Autores: VILLA, S. B.; LEMOS, S. M.; SALUSTIANO, L. R.; RIBEIRO, G. P. N.

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ano base 2020, UFU/CNPQ. Pesquisa: [COMO VOCÊ MORA?] SISTEMA INTERATIVO DE AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DA QUALIDADE DO HABITAR EM MEIOS DIGITAIS Discente: Dominique Cunha Bruno (Graduação Arquitetura e Urbanismo - FAUED) Docente: Simone Barbosa Villa

Comunidade ou instituições beneficiadas: ONG Estação Vida, Uberlândia-MG, Brasil Moradores do bairro Shopping Park, Uberlândia-MG, Brasil

Divulgações na mídia:

Discente(s):