Observatório do Plano Diretor de Uberlândia

Última modificação: 18/03/2022 - 17:15
Observatório do Plano Diretor de Uberlândia

Docente(s): Maria Eliza Alves Guerra

Linha de pesquisa: [Linha de Pesquisa 2] Produção do espaço: processos urbanos projeto e tecnologia

Financiamento: Financiamento Ministério Público de Minas Gerais

Descrição: O Observatório do Plano Diretor de Uberlândia – OPD UDI é uma iniciativa voluntária de professores, estudantes, ativistas e profissionais, atuantes em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Movimentos Populares, Entidades de Classe e Instituições de Ensino e Pesquisa, em criar um grupo de trabalho para promover debates, estudos e produção de conteúdo objetivando democratizar o processo de revisão e monitoramento do Plano Diretor de Uberlândia. O objetivo é implementar um Plano de Comunicação para o Observatório do Plano Diretor de Uberlândia visando a participação da sociedade civil no aperfeiçoamento da política urbana do município. O Observatório será um arranjo capaz de articular a política urbana, sobretudo o Plano Diretor, entre Poderes Públicos (executivo, legislativo e judiciário) e sociedade civil, de modo a engajar, conscientizar e estimular a população em sua revisão e visa: acompanhar, avaliar e elaborar sugestões para qualificar o debate e aperfeiçoamento da política municipal de Planejamento Urbano  de Uberlândia.

O projeto Observatório do Plano Diretor de Uberlândia– OPD UDI foi aprovado pelo Conselho da FAUeD/UFU sob número SEI 23117.046949/2021-87, aprovado e registrado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/PROEXC e pela Fundação de Apoio Universitário/FAU. Ref:. DOCUMENTO SIEX 24502/2021 - REGISTRO SIEX 24656/2021. Este projeto é custeado com recursos financeiros do Ministério Público de Minas Gerais, através de Termo de Cooperação técnica.