Acontece

Projeto do grupo 'Mora-Pesquisa em Habitação' vai orientar reformas em moradias de famílias de baixa renda em Uberlândia

Orientações e insumos serão oferecidos para que as moradias sejam mais resilientes
por Portal PPGAU Faued
Publicado: 10/11/2021 - 15:28
Última modificação: 10/11/2021 - 15:28
Desde junho de 2009, o grupo Mora-Pesquisa em Habitação atua em projetos e discussões que promovem melhorias nas casas da população. (Foto: Arquivo Mora)

O grupo 'Mora-Pesquisa em Habitação', da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), começou nesta semana uma iniciativa que vai auxiliar na reforma de moradias de famílias de baixa renda na cidade. O projeto pretende orientar as melhorias em casas que participam do programa "Minha Casa, Minha Vida", de forma a oferecer conforto térmico e outros benefícios.

O trabalho tem como foco as ações de enfrentamento à Covid-19 e deve seguir pelos próximos 5 meses. Neste primeiro momento, a equipe do projeto está aplicando um questionário para avaliar os impactos da pandemia no local e a estrutura da casa. Depois, serão selecionados 20 moradores para receber as ferramentas de suporte e desenvolver e testar estratégias de soluções para as reformas.

A professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU, Simone Villa, que orienta o projeto, explica que o grupo fechou uma parceria com a Faculdade de Computação. Com isso, foi elaborado um aplicativo com dados e cartilhas que vão auxiliar nas instalações e nos reparos dos sistemas de esgoto, na qualidade ambiental, na ventilação e na iluminação das residências.

Confira a reportagem do G1 na íntegra  clicando aqui