Núcleo de Design para Sustentabilidade

Publicado: 19/11/2020 - 14:46
Última modificação: 14/12/2020 - 10:25

INTRODUÇÃO

O Núcleo de Design para Sustentabilidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU), reúne professores, estudantes, técnicos e profissionais envolvidos em atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária, voltadas à Sustentabilidade. Localizado no campus Santa Mônica (Bloco 1i sala 109), o núcleo procura promover criatividade, consciência, responsabilidade e soluções (eco-lógicas), através de iniciativas relacionados ao processo e planejamento de artefatos, conceitos, serviços e estratégias, no âmbito dos três grandes eixos da Sustentabilidade (econômica, social e ambiental). Atuando a partir das recentes teorias e metodologias ligadas ao Design para Sustentabilidade abrange pesquisas teórico-práticas nas seguintes áreas: Eco-design, Design Estratégico Sustentável, Design de Sistemas Produto-Serviço Sustentáveis (S.PSS), SlowDesign, Seleção materiais autóctones e materiais eco-eficientes, Técnicas experimentais para a valorização de territórios (criativos, inovação e tradição), Economia Criativa, Inovação Social, Est/ética da Sustentabilidade e Sustentabilidade Afetiva.

• Objetivo Geral:

Desenvolver projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária relacionados ao Design para Sustentabilidade.

• Objetivos Específicos:

I. Realizar reuniões de estudo, debates e reflexões pertinentes às áreas de atuação do Design com vistas à Sustentabilidade;

II. Estabelecer, por meio da Universidade Federal de Uberlândia, instrumentos de colaboração com instituições nacionais e internacionais, para a implementação de iniciativas científicas, sociais, educacionais e culturais relacionadas à Sustentabilidade;

III. Desenvolver pesquisas interdisciplinares, recursos didáticos e atividades sociais ligados à sustentabilidade as três grandes áreas da sustentabilidade, por meio de uma atuação ampla do design envolvendo artefatos, sistemas, estratégias, serviços, materiais, processos e conceitos;

IV. Contribuir para o estabelecimento de diretrizes e normas para a integração universidade-empresa-comunidade, em parceria com as Organizações Não-Governamentais e com o setor privado do Triângulo Mineiro;

V. Incentivar a iniciação científica dos estudantes da FAUeD, estimulando a publicação e apresentação dos resultados de pesquisas em congressos, seminários, revistas científicas e outros;

VI. Incentivar a criatividade e a inovação resguardando os direitos sobre as soluções inventivas de seus aspectos artísticos, científicos, tecnológicos e informacionais, por meio de registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial);

VI. Disponibilizar um Acervo de Projetos, Pesquisas e Desenvolvimento (Sustentáveis), na página da FAUeD.