Marco Antônio Pasqualini de Andrade

Permanente
Disponibilidade para Orientação:
Sim

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do rio de Janeiro (2018). Membro e atual presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e associado a Latin American Studies Association (LASA) e Association of Art Historians (AAH). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea brasileira (décadas de 1960 e 1970), arte contemporânea internacional, arte na região do Triângulo Mineiro e entorno, crítica de arte, apresentação e curadoria de exposições de arte, história da arquitetura moderna e contemporânea.

Áreas de interesse: história das artes visuais e suas relações com a arquitetura na região do Triângulo Mineiro e entorno - documentação e crítica; história das artes visuais e suas relações com a arquitetura nas décadas de 1960 e 1970 - teorias e práticas artísticas; arquitetura: formas e códigos de representação

Período de atuação:

PERMANENTE

01/08/2013 - Atualmente

Publicações em destaque

1. Arte Contemporânea e Espacialidade. Alberto Tassinari e as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto

Autores: Luis Eduardo dos Santos Borda, Marco Antônio Pasqualini de Andrade, Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

NUNES, Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes; BORDA, Luis Eduardo dos Santos; ANDRADE, Marco Antonio Pasqualini de. Arte Contemporânea e Espacialidade: Alberto Tassinari e as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto. Visualidades, [S. l.], v. 17, p. 17, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v17.56089