[SISTEMA APO DIGITAL] INTERFACES DIGITAIS DE AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL NO HABITAR - Em andamento

Publicado: 21/03/2023 - 13:38
Última modificação: 19/03/2024 - 13:04

[PROJETO EM ANDAMENTO]

A “qualidade ambiental na habitação” tem sido um tema relevante em pesquisas nacionais e internacionais, notadamente orientadas por agendas de desenvolvimento sustentável globais e locais, visando sua completa obtenção. Considerando a relevância do tema, justifica-se também a necessidade de investigar como os habitantes de nossas cidades moram e quais são os impactos decorrem dessas ocupações. Ou seja, importa avaliar a qualidade ambiental do habitar, já que a habitação influencia sobre múltiplos aspectos o dia a dia dos moradores, marcando profundamente a sua qualidade de vida, e as suas expectativas e possibilidades de desenvolvimento futuro. Por outro lado, os processos avaliativos têm, cada vez mais, se apropriado de novas tecnologias de informação, comunicação e interface para alcançarem seus objetivos, tornando-se mais eficientes, educativos e colaborativos. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo: (i) aprimorar o SISTEMA APODIGITAL Web- Sistema de Avaliação Pós-ocupação em meios digitais  e (ii) Desenvolver um artefato que permita avaliar a qualidade ambiental de edifícios de apartamentos em uso e cuja viabilidade, testada em estudo de caso na cidade de Uberlândia (MG), possa fundamentar sua replicação futura em território nacional. Pretende-se desenvolver o instrumento de avaliação (artefato) orientado ao item 11 (cidades e comunidades sustentáveis) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/Agenda 2030. Como abordagem metodológica utilizaremos o método Hipotético-Dedutivo apoiado no Design Science Research, estruturado em: (i) identificação e conscientização do problema; (ii) revisão sistemática da literatura; (iii) identificação dos artefatos e configuração das classes de problemas; (iv) proposição de artefatos para resolução dos problemas; (v) projeto do artefato; (vi) desenvolvimento do artefato; (vii) avaliação do artefato; (viii) explicação das aprendizagens e conclusão; (ix) generalização para uma classe de problemas e comunicação dos resultados; e (x) aplicação das heurísticas. A metodologia será apoiada no Design Science Research e será operacionalizada por equipes de trabalho interdisciplinares das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design e Ciência da Computação. O trabalho disponibilizará à usuários instrumento de avaliação sobre o “morar em apartamento”, via internet e smartphones, explorando recursos interativos e interfaces digitais amigáveis, colaborativas e intuitivas. Mediante as informações coletadas pelo sistema, objetiva disponibilizar dados estatísticos e científicos que poderão ampliar a qualidade ambiental dos projetos na área, bem como nortear o estabelecimento de políticas públicas, normas e legislações. De outro lado, agirá como um meio de informação e conhecimento para os próprios usuários do sistema na medida em que propiciará o acesso a dados e questões sobre aspectos relativos ao “habitar” e seus impactos no ambiente em que residem. Finalmente, este trabalho pretende dar continuidade a pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo [MORA] pesquisa em habitação, que objetivam o aprimoramento de metodologias de avaliação pós-ocupação e interfaces digitais, ampliando a discussão sobre novas possibilidades metodológicas na área, por meio da interdisciplinaridade e da adoção de diferentes métodos de coleta e visualização de dados.

Responsável:
Grupos de Pesquisa: