Assistência Técnica em Habitação Social (ATHIS) em Uberlândia

Publicado: 31/05/2021 - 09:48
Última modificação: 21/09/2021 - 15:08

Docente(s): Simone Barbosa VillaFernando GarrefaGiovanna Teixeira Damis Vital (2017-2018)

Pesquisadores e colaboradores envolvidos: Arq. Aline Ribeiro Souza – FAUeD – Técnico administrativo, Laboratório de Conforto Ambiental e Conservação de Energia Arq. Adoniran Tristão e Arq. Rossana Batista Ferreira Lima – FAUeD – Laboratório de Projetos de Arquitetura Urbanismo e Design Arq. Msc. Leila Maria Pezzato - autônoma

Projeto de pesquisa vinculado: [RES_APO 2 e 3] Resiliência e Adaptabilidade em Conjuntos Habitacionais Sociais através da Coprodução

Linha de pesquisa: [Linha de Pesquisa 2] Produção do espaço: processos urbanos projeto e tecnologia

Instituições envolvidas: PPGAU, FAUeD, UFU

Financiamento: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU-MG/ATHIS Nº 02/2019 – 03/07/2019 a 06/08/2020

Descrição da atividade: O presente trabalho trata de um projeto de pesquisa e extensão vinculado à pesquisa [RES_APO 2 e 3] que envolve professores arquitetos, técnicos arquitetos, graduandos e mestrando de arquitetura e urbanismo e arquitetos não vinculados à universidade, sendo a primeira experiência na atuação em ATHIS do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUED/UFU. O Projeto CAU-ATHIS tem como meta central difundir os conhecimentos produzidos por meio da troca de experiências empreendida entre universidade e comunidade, destinando-se à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) através das ações (Coprodução) propostas na comunidade e o desenvolvimento e aplicação de metodologia inovadora de implantação de ATHIS (Projeto Arquitetônico Participativo).

Números de impacto: 12 famílias diretamente atendidas pela ATHIS; 50 moradores diretamente beneficiados pelas oficinas (coproduções), 300 moradores indiretamente beneficiados pelas oficinas (coproduções)

Expectativa de impacto: Essa experiência pode promover uma diferença real e prática aos residentes no Brasil e proteger o futuro, fornecendo orientações detalhadas e assistência técnica para o projeto de habitação mais adaptável e resiliente em um contexto local, comprovado através de um estudo de APO e Coprodução. A compreensão dos diferentes desafios no contexto local pode ainda ajudar a expandir o campo de conhecimento para alunos de graduação e pós-graduação, através de trocas de experiência e conhecimento práticos e teóricos, bem como fornecer novas ferramentas e técnicas em ATHIS a gestores de habitação para auxiliar a tomada de decisão.

Índices de impacto: VILLA, S. B.; PEZZATO, L. M.; SOUZA, A. R.; LIMA, R. B. F. Ampliando a resiliência de moradias sociais através de práticas de assistência técnica: o caso do bairro Shopping Park em Uberlândia-MG. In: XVIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ENTAC 2020, 2020, Evento online. Anais do XVIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ENTAC 2020. Porto Alegre: ANTAC, 2020. v. 1. p. sp. Relatório final: relatorio-final_resapo-2-cau-athis_resumo.pdf (wordpress.com)

Comunidade ou instituições beneficiadas: Moradores do bairro de HIS - Shopping Park, Uberlândia, MG

Divulgações na mídia:

Discentes: