[RES_APO 2 e 3] Resiliência e Adaptabilidade em Conjuntos Habitacionais Sociais através da Coprodução - Em andamento

Publicado: 08/12/2020 - 14:11
Última modificação: 19/09/2023 - 09:29

[PROJETO EM ANDAMENTO]

O trabalho da continuidade a uma pesquisa já realizada durante o ano de 2016 por duas instituições: o [MORA] pesquisa em habitação da FAUeD/UFU e [People, Environment and Performance] da SSoA da Universidade de Sheffield - TUoS) financiadas pelo Santander Research Mobility Awards (janeiro de 2016 ? £4.000). Considerada a primeira fase do trabalho, essa pesquisa desenvolveu procedimentos metodológicos de avaliação pós-ocupação (APO) e Coprodução em conjuntos habitacionais de interesse social (CHIS) enfocando sua adaptabilidade e resiliência. Para verificação, os procedimentos metodológicos desenvolvidos, também foram aplicados no mesmo estudo de caso na cidade de Uberlândia, Brasil, intitulado ?Shopping Park?. A pesquisa como um todo será composta por três etapas, todas como objeto principal de estudo o bairro ?Shopping Park?: (i) Etapa 1 ? Levantamento geral da área com pesquisa de avaliação pós-ocupação (APO), análise de desempenho e início da atividades de Coprodução (2016); (ii) Etapa 2 ? Coprodução enfocando a unidade habitacional de uma quadra em específico na área de estudo (2017); (iii) Etapa 3 ? Continuidade da Coprodução enfocando a unidade habitacional de uma quadra em específico na área de estudo (2018). O presente projeto de pesquisa trata das etapas 2 e 3. Nessa parceria pretende-se o compartilhamento de conhecimentos nas áreas de APO, Coprodução, Adaptabilidade e Resiliência, a fim de desenvolver uma compreensão internacional sobre as soluções localizadas. Essa pesquisa fornece as bases para a parceria entre as duas instituições e promove a excelência da investigação e know-how através da troca de conhecimento entre dois grupos de APO e Coprodução na Inglaterra e no Brasil, incluindo metodologias inovadoras na prospecção de aspectos culturais, ambientais, técnicos e funcionais do ambiente construído. Em particular, aborda aspectos interdisciplinares através de uma combinação de arquitetura, ciências sociais e métodos de engenharia. Objetiva-se, com os resultados dessa pesquisa, a disponibilidade de informações sobre o estudo de caso, identificando aspectos a serem melhorados em novos projetos ofertados pelo governo no intuito de ampliar a capacidade de adaptabilidade e resiliência do ambiente construído em questão. Essa experiência pode promover uma diferença real e prática aos residentes no Brasil e proteger o futuro, fornecendo orientações detalhadas para o projeto de habitação mais adaptável e resiliente em um contexto local, comprovado através de um estudo de APO e Coprodução. A compreensão dos diferentes desafios em ambos os países podem ainda ajudar a expandir o campo de conhecimento para alunos de graduação e pós-graduação de cada instituição, através de trocas digitais, bem como fornecer novas ferramentas e técnicas para os gestores de habitação para auxiliar a tomada de decisão.

Financiadores:
Responsável: